Luiz Carlos Pais
Tudo vale a pena se a alma não é pequena. (Fernando Pessoa)
Capa Textos E-books Fotos Perfil Livro de Visitas Contato Links
E-books
História da Educação em São Sebastião do Paraíso (1855 - 1957)
Autoria:
Luiz Carlos Pais
Ano:
2022
Tamanho:
2 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Este reúne informações gerais da história da educação primária, secundária e superior da cidade de São Sebastião do Paraíso, Minas Gerais, com eventos ocorridos entre 1855 e 1957
 
História Recente de São Sebastião do Paraíso (1930 - 1964)
Autoria:
Luiz Carlos Pais
Ano:
2015
Tamanho:
3 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Aspectos políticos e sociais da cidade mineira de São Sebastião do Paraíso, no período de 1930 a 1964, focalizando a prisão de quinze cidadãos acusados de subversivos no contexto do golpe militar de 1964.
 
Crônicas históricas de São Sebastião do Paraíso - Volume I
Autoria:
Luiz Carlos Pais
Ano:
2016
Tamanho:
891 KB
Formato:
PDF
Sinopse:
Este livro reúne crônicas que o autor escreveu sobre eventos históricos de São Sebastião do Paraíso, importante polo cafeicultor do sudoeste mineiro, e terra natal. São textos que foram publicadas, em 2015, no Jornal do Sudoeste. A principal intenção não é reivindicar nenhuma verdade absoluta sobre os eventos descritos, como afirma o autor. Antes de fazer sínteses mais expressivas, há uma tarefa precedente que consiste em recolher e difundir fontes que possam contribuir no retorno necessário para aproximar da história vivida pelos antepassados. Nesse sentido, a obra destaca vínculos com outras referências mais amplas, que articulam as esferas globais e regionais nos diferentes temas e períodos.
 
Anotações para uma história da Família Lizarelli no Brasil
Autoria:
Luiz Carlos Pais
Ano:
2013
Tamanho:
5 MB
Formato:
PDF
Sinopse:
Este livro registra aspectos históricos da imigração italiana no Brasil e preserva a trajetória de vida do casal Francesco Lizarelli e Teresa Polledri Lizarelli, oriundos da cidade de Fabriano, Província de Ancona, região central da Itália. Os dois tiveram sete filhos nascidos na Itália, antes de imigrarem para o Brasil: Fernando Lizarelli, Laura Lizarelli, Maria Lizarelli, Carmela Lizarelli, Olga Lizarelli, Vincenzo Lizarelli e Vitória Lizarelli. Francesco e Ferdinando, filho mais velho, chegaram ao Brasil em 30 de outubro de 1895, e esperaram seis anos para que Teresa pudesse vir, com os outros seis filhos, desembarcando em Santos no dia 27 de fevereiro de 1902. Após a família fixar residência em São Simão, o casal teve outros filhos.